Todos nós seres humanos pensamos e com essa faculdade percebemos o mundo no qual estamos inseridos. Essa percepção é à base dos nossos cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar. A partir disso, e associando com o pensamento, podemos concluir que os nossos sentidos nada representam se não nos utilizarmos do pensamento. Por exemplo, uma pessoa que é cega adquire uma maior capacidade nos outros sentidos para poder melhor compreender o mundo a sua volta... Seria possível isto sem exercitar as faculdades cerebrais, ou, o pensamento? Partindo desta concepção entendemos que na vida o bom uso do nosso corpo e o cuidado com o mesmo é crucial para a felicidade. Ora, se não nos exercitarmos, se não nos alimentarmos de maneira adequada, se exagerarmos em certos vícios e assim por diante estaremos sujeitos a complicações na saúde. Tais implicações são respostas ao mau cuidado do corpo e para entendermos a idéia central do texto podemos compreender que todo e qualquer ser humano consegue perceber por suas faculdades cerebrais (o pensamento) se está cuidando adequadamente da sua vida num âmbito geral, seja ela no âmbito social ou físico. Pois bem, de onde provém este pensamento? Por que será que quando praticamos algo errado sempre sabemos mentalmente o seu significado? Algumas religiões do mundo aderem à idéia de que esse pensamento é o chamado Espírito Santo de Deus. Desta maneira algumas religiões que eu prefiro chamar de “religiões” utilizam-se desse conhecimento com o intuito de alienar as pessoas aos seus propósitos institucionais, como o cumprimento forçado da Lei de Amra que acaba por alienar as pessoas a doarem quantias cada vez maiores de dinheiro para os “sabedores da palavra divina”. Então a proposta é que saibamos nos utilizar da faculdade divina do pensamento, pois não devemos cair em ideologias que apenas alienam os homens pelos próprios interesses de outros homens.
Pois bem, após serem abordadas algumas problemáticas e "soluções" pelo bom uso do pensamento, eu gostaria que os leitores pensassem no que estou querendo expor com esse pequeno texto. Abstraiam e percebam que sem o bom pensamento na vida cotidiana nada faz sentido, por isso tente manter o bom humor, tente se harmonizar interiormente (meditação, por exemplo), pense em melhorar o mundo, pois o pensamento que dá luz a vida de um cego aprimorando suas faculdades perceptivas e mentais, também pode dar luz a uma vida melhor para o mundo todo.
Para finalizar eu extraí do C. R+C de V. uma passagem que diz respeito aos pensadores livres:
“Sê sempre um pensador livre. Reflete por ti mesmo e não penses conforme a opinião dos outros. Além disso, dá a todo mundo a liberdade de pensamento; não imponhas tuas idéias a outrem e considera sempre que elas são suscetíveis de evoluir.”
P.'.P'.' a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário